Educação e Racionalidade comunicativa na sociedade da informação
Education and Communicative rationality in the information society
Os alcances pedagógicos da filosofia de Habermas passam pela revisão do conceito de razão abordado pela Teoria do Agir Comunicativo. A interação entre os sujeitos que participam de um contexto educacional mediados pela linguagem viabiliza uma outra configuração do agir pedagógico. A formação do homem, que provém das experiências dos sujeitos em seus mundos, passa por processos de aprendizagem construídos objetivando o entendimento mútuo. Assim, o presente estudo discorreu sobre a ação pedagógica segundo a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas diante do contexto social da sociedade da informação e aprendizagem. A possibilidade dessa realização existe desde que os agentes em educação se disponham a seguir os pressupostos dos atos de fala na intenção de se entenderem sobre algo no mundo, que significa o compartilhar e o expor os significados de suas vivências e experiências na vida. Desse modo a educação poderá ter bom êxito no cumprimento de suas finalidades, na intenção de recuperar os valores de dignidade e justiça da vida humana.
Palavras-chave: Educação. Sociedade da informação. Habermas. Teoria do agir comunicativo.
Odair Neitzel
Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e docente na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.
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